Páginas

terça-feira, 11 de abril de 2006

Botafogo Campeão Carioca


Pois então, é através de opostos (como o assunto a ser tratado nesse Post e o seu respectivo título), que eu pretendo ressaltar o como o nosso assunto aqui é a música, independentemente de tudo. Mostrando, ao contrário da crença de muitos, que o Blues e o Samba não estão assim distantes e não são, portanto, opostos.

Citações próximas:

Sobre a Gênese do Blues
Mais um pouco sobre o Blues
Sobre o American Folk Blues Festivals
Sobre o músico Buddy Guy
Death Letter Blues


Sobre o Samba:

Da mesma forma que o blues e o jazz nos Estados Unidos e a salsa (derivada do mambo e da rumba) em muitos dos países caribenhos, o samba é indiscutivelmente o gênero musical que confere identidade ao Brasil.
Nascido da influência de ritmos africanos para cá transplantados, sincretizados e adaptados, foi sofrendo inúmeras modificações por contingências das mais diversas - econômicas, sociais, culturais e musicais - até chegar no ritmo que conhecemos. E a história é mais ou menos a mesma para os similares caribenho e americano.


Simbolizando primeiramente a dança para anos mais tarde se transformar em composição musical, o samba - antes denominado "semba" - foi também chamado de umbigada, batuque, dança de roda, lundu, chula, maxixe, batucada e partido alto, entre outros, muitos deles convivendo simultaneamente.

Do ritual coletivo de herança africana, aparecido principalmente na Bahia, ao gênero musical urbano, surgido no Rio de Janeiro no início do século XX, muitos foram os caminhos percorridos pelo samba, que esteve em gestação durante pelo menos meio século.

A origem provável da palavra samba esteja no desdobramento ou na evolução do vocábulo "semba", que significa umbigo em quimbundo (língua de Angola). A maioria desses autores registra primeiramente a dança, forma que teria antecedido a música.

Fonte:
Pequena História do Samba - Nancy Alves

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá,
eu não sou conhecedor de Samba, nem de Música, porém, com essa explicação etimológica, levanto uma hipótese ousada:
A moda atual é um dos fatores que prejudica o "semba", pois perfurar o umbigo para colocar um metal na região é uma prática bastante valorizada.

Viva a volta das antigas Coisaz, enfim - que Lázaro continue a andar!

Até.: