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terça-feira, 6 de setembro de 2005

A Gênese do Blues:

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Uma das coisas que atribui tremendo carisma ao blues é a sua história cheia de cor, assim como a história pessoal, igualmente rica, daqueles que perpetuaram esse estilo musical. O Blues tem sua gênese como uma forma de expressão cultural, através da música, de uma minoria. A minoria negra. O nome "blues" transcende a mera rotulação de um estilo de música e representa uma referência a um estado de espírito, tamanha a sua presença. Portanto, esse estilo musical pode ser encarado, também, como um reflexo dos negros americanos e seu modo de encarar a vida, temperamento, humor e etc.

O Blues começou como uma forma de arte totalmente afro-americana. As mais marcantes influências no desenvolvimento do blues foram os cantos de trabalho (praticados nos campos de algodão), bem como as marchas militares, que deram forma a métrica utilizada.

Nas tribos que habitavam as savanas da África Ocidental, antes da chegada dos europeus, havia uma espécie de bardo, o griot ou guiriot, que cantava, compunha e tocava um instrumento de corda. Essa tradição não acabou com a diápora negra para a América, ao contrário, acabou tornando-se para os escravos uma "peça de resistência" de sua herança cultural. Alguns dos elementos que contribuíram para a formação do blues foram as work songs (entoadas nos campos de trabalho escravos, como a colheita de algodão) e os field hollers ("gritos de campo" - com o fim da escravidão e do trabalho coletivo, muitos trabalhadores das lavouras desenvolveram uma forma de expressão solitária a meio caminho do grito e o canto. Consistiam em longos fraseados melódicos, improvisados sobre a escala pentatônica e com extrema liberdade rítima, sem acompanhamento instrumental. Os hollers podiam percorrer a escala de alto a baixo, desde os graves até o falsete, cada um com seu estilo próprio de "gritar", pelo qual podia ser reconhecido à distância pelos amigos e vizinhos).

Os cantos de trabalho (work songs) salientaram a importância do canto solo ou hollers, que estilisticamente estão muito próximos do Blues, mas possuíam mais liberdade de estrutura. O estilo vocal que caracteriza o Blues é uma clara influência dos hollers. Um dos mais famosos cantores de músicas de trabalho foi Huddy Ledbetter, mais conhecido como Leadbelly (que, com o aumento da populariadade do blues, passou a se dedicar a este estilo).

O bluesman era praticamente um cronista social de sua época e lugar (como os Griots africanos). Reflexo da dura realidade dos negros no século passado, as letra abordavam temas como a pobreza, a violência, desgraças (pessoais ou de grandes escalas como inundações, crises econômicas, guerras...), mas acima de tudo, falam das relações amorosas, na maior parte das vezes pelo lado negativo (traição, abandono, incompreensão, solidão...) ou sexual - algumas são francamente eróticas ou possuem duplo sentido.

Mas a expressão "O Blues" (The Blues) só se populariza com o término da Guerra Civil Americana, quando passou a ser vista como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana. Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para tentar se verem livres da tristeza (blues).

FONTES:
Sociedade Brasileira de Blues
Coleção "Para Saber Mais", Blues - Helton Ribeiro

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