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quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Um ótimo presente de amigo oculto

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A AFBF (American Folk Blues Festivals), fundada em 1962, é considerada uma das mais influentes do século vinte e, com certeza, teve um efeito duradouro na cena musical americana, européia e internacional como um todo. (até porque o Blues serve de fundação para a música popular do século vinte.)

A idéia, de localizar e trazer para a europa as lendas (vivas) do blues, foi do agente publicitário de jazz Joachim Ernst Berendt, no finalzinho dos anos 50. O Jazz estava começando a se tornar conhecido na europa, porém, muito pouco se escutava sobre o blues, que apesar disso tudo, havia influenciado o Rock e o Jazz.


Ficou a encargo de Horst Lippmann e seu parceiro Fritz Rau de materializar a idéia das AFBFs e trazer os melhores bluesmen Afro-americanos para as casas de show européias. Primeiro eles contactaram Willie Dixon; O influente compositor e baixista conhecia a cena músical de Chicago como ninguém, sendo capaz, assim, de colocar os idealizadores do projeto em contato com os músicos do interior do sul dos EUA.


O "American Folk Blues Festival" tomou a europa. O primeiro festival aconteceu em 1962 e, de 1962 a 1972 os maiorais do blues se apresentaram frente ao público europeu.



Dentre os fãs britânicos, econtravam-se, por exemplo: Mick Jagger, Eric Burdon, Eric Clapton e Steve Winwood. Na Inglaterra, tudo isto acarretou um explosão de blues, que resultou em bandas como os Rolling Stones e The Animals, seguidas por outras como Fleetwood Mac, Led Zeppelin e etc. A explosão britânica causou um retomada de interesse, por parte dos americanos, pelo estilo; acarretando futuramente nos EUA, em 2003, a criação do "dia do Blues".

O jovem produtor Siggi Loch participou do festival de 1962 em Hamburgo e depois produziu os álbuns relativos ao AFBF de 1963 até 1966. Além das gravações originais, toda uma gama de material não pôde ser incluída devido a limitação física de gravação nos LPs.

Quando Siggi Loch fundou seu próprio selo em 1992, ele começou a conversar com Horst Lippmann e achou em seu arquivo as fitas "masters" originais dos lendários festivais AFBF. Tudo isso levou ao lançamento em 1993 do "ACT CDs Blues Giants and the Lost Tapes". Eles o adicionaram à documentação da AFBF, incluindo os destaques os mais relevantes.

Embora o lançamento original tenha ficado indisponível por um período de tempo, agora ambos os cds estão sendo lançados como um cd duplo.

Então somos agraciados, novamente, com o privilégio de ouvir essas gravações de 1963, 1964 e 1965 com lendas como Muddy Waters, Sonny Boy Williamson, Lonnie Johnson, Big Joe Williams, John Lee Hooker, Memphis Slim e Willie Dixon. Apreciar um Muddy Waters, desacompanhado e solo, é uma experiência a ser apreciada com tanto prazer quanto o confronto virtuoso da gaitas de Sonny Boy Williamson com o elegante, cheio de vida, e descolado fraseado da guitarra de Lonnie Johnson.

É uma experiência emocionalmente intensa da mais altam ordem, apesar (ou talvez por causa) da sala de concerto; porém, os "takes" e "outtakes" alternados das gravações de estúdio criaram uma atmosfera mais íntima e concentrada. Um pequena amostra de uma experiência e de um lugar que se fazem presentes até hoje.

Fonte:
ACT-Music

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